Tretinhas dos Otakus - Por Que Dizem Que HxH É Uma Desconstrução?



Fala ae povinho... beleuza? Aqui é o Krenakinho e venho aqui falar sobre uma tretinha que domina o publíco Otaku tendo sempre discussões e brigas sobre esse assunto.


Lembrando antes de começar que, se caso não reparou no título, esse post contém spoilers sobre a história então tenha certeza de que você realmente quer ver essa postagem... Desde já, estão avisados.

Detalhe que esse será o novo quadro do blog onde vou comentar várias tretinhas diferentes sempre com ênfase na MINHA opinião. Então. se caso tiver uma opinião diferente, por favor não vamos brigar nos comentários e sim debater amigavelmente falando seus pontos de vista e a sua opinião sobre o assunto sempre falando numa boa.

Fale com respeito e será respeitado, entendido caro leitor? Se sim então vam bora pro assunto!


Antes de falar exatamente sobre o assunto em sí, vou deixar em pauta um ponto que eu gostaria de destacar que é sobre a colocação do gênero "Shounen" ou, em português, "Jovem", é um nome que a maioria usa pra classificar o estilo comum em animes de ação como Naruto, Dragon Ball, Bleach, FullMetal, One Piece, etc, sendo que, na realidade é corretamente usado pra definir o público mais Jovem e por isso acabou virando um nome de gênero.

Em breve vou fazer uma postagem que explica melhor o conceito de Shounen como uma forma de definir um gênero.

Entendendo isso, vamos falar sobre o anime:

Hunter x Hunter ou HxH é um anime Shounen que conta a história de Gon que tem a ambição de encontrar seu pai que o abandonou ainda criança e que ficou nos cuidados de sua tia Mito, na qual Gon considera como mãe. Depois de passar por um teste ele sai de casa com o objetivo de se tornar um Hunter passando por um exame e assim tendo a liberdade de ir procurar seu pai.

Com essa sinopse rápida pra quem resolveu ler sem assistir o anime antes, vamos ao ponto.

Cuidado com o Illumi!

HxH tem gerado uma treta entre os otakus sobre ser uma "desconstrução do gênero" por conta de sua história mas, por que dizem isso sobre o anime?

Eu explico:

A forma como a história é narrada usando temas que não são comuns para este tipo de anime como. por exemplo, no arco após o Exame Hunter onde começa o desenvolvimento do Nen, a energia do anime, ou o chakra como é em Naruto. E nisso começa uma das discussões que se baseia em alguns dizerem que o Nen é complexo.

Mas por que dizem que é complexo? Pelo fato de existirem muitas variações e diferentes habilidades que são conquistadas baseadas no seu controle de aura e que são todas nomeadas e descritas sobre o que é a habilidade e o que é preciso pra utiliza-la. E tem mais coisas que podem definir os tipos de habilidades e, isso faz lembrar o sistema do chakra do Naruto, sendo este, muito inspirado em HxH.

E os tipos de Nen são:

Tipos de Nen que um usuário pode aprender.


E também. além dos tipos. tem variadas habilidades que são:

Estilos e formas de manipular a aura.
Eu não vou me aprofundar nisso pois não é o foco mas, é por conta disso tudo que consideram o Nen complexo. Parece simples, mas, não é.
Demonstração de um dos tipos de aura do Nen.

Outra coisa que usam pra dizer que HxH é uma desconstrução é a saga seguinte onde tudo é baseado em um leilão e no desenvolvimento da organização criminosa conhecida como Genei Ryodan onde é centralizada a vingança de um dos protagonistas, o Kurapika.

Todo o arco é baseado em confrontos indiretos com poucas batalhas sendo elas bem curtas por conta do foco estar somente em formar e apresentar o psicológico dos personagens apresentados e ignorando o padrão que é usado em animes normais.

Os olhos escarlates do Kurapika sendo estes os olhos que inspiraram o Sharingan.

O foco de toda essa briga é sim o ultimo arco, As Formigas Quimeras, onde acontece duas coisas que dividem os Otakus que são:

O fato de Gon, que antes era um protagonista inocente e que era calmo e justo, se tornar um cara putasso e instável mentalmente que deseja unicamente salvar seu amigo. Tudo isso acontece após o Kaito ter sido derrotado pela Pitou sem se importar com quem ele vai machucar ou se ele vai se machucar;

E a filosofia humana que é abordada através do suposto vilão do anime que no caso é o Rei das Formigas. Uma filosofia que acaba mudando seu pensamento após passar por uma evolução conceitual e pensando de forma mais clara buscando dialogar e não lutar, deixando a ideia trocada de quem é o vilão e quem é o herói;


Considerações Finais:

Eu concordo sim com a afirmação de que HxH é uma desconstrução por conta das diferenças mais conceituais que o anime aborda mais do que os outros animes. Nessa obra ocorre de deixar de colocar aquele lance de "Tem que ter lutas legais e explosão e foda" e coloca algo mais profundo e, como eu já disse, algo mais conceitual.

Por conta desse estilo de narrativa e da forma como tudo é apresentado, eu o classificaria um pouco mais como Seinen do que Shounen em si mas, esta, é a minha opinião. Claro que tem um pouco daqueles clichês que sempre existem mas, sempre são minimizados pelas formas inusitadas de se desenvolver o Enredo.

A forma como é abordada a profundidade tanto dos conceitos quanto dos próprios personagens me impressionou muito e creio que esse estilo só agradaria pessoas que curtem animes mais calmos e estruturados e que só tem destaque por causa da narrativa e por causa da produção do anime que foi foda pakas.

E você? Qual sua ideia sobre o anime? Comente aí embaixo e me diga o que acha sobre o assunto.
Gostou do novo quadro? Ajude com seu compartilhamento tanto aqui quanto na pagina do Facebook.

Desde já, obrigado, caro leitor. Fuiii!

Próximo
« Post Anterior
Anterior
Próximo »