Hourou Musuko - Um Anime Único

Um anime que trata temas densos com uma devida leveza
Eu sempre quis ver retratado em um anime ou mangá, o tema da transexualidade, não apenas como um mero personagem em uma obra, que servem de piada no anime, como por exemplo: Hideyoshi em Baka to Test, ou Totsuka em Oregairu.

Mas sim, uma obra mostrando a realidade sobre isto, e as dificuldades enfrentadas por eles. Pois bem, apresento-lhes, Hourou Musuko, é a unica obra que eu conheço, que aborda este tema, além de se desenvolver de uma forma muito agradável.

Uma das coisas que achei de especial nesta obra, é que a mesma não parece clamar por público, não tentando chamar atenção, como se fosse criada apenas para retratar uma historia, nada mais que isto.

A obra se inicia com uma pergunta: "do que as garotas são feitas?" 

Essa é uma questão que poderia ser respondida de forma simples, mas conforme pensamos mais sobre o assunto, não fica tão fácil de responder. Além disto em sua sequencia, temos a cena de um desabafo do protagonista - Nitori, sobre como é desconfortável e sufocante estar em seu uniforme masculino. Algo que pode passar despercebido para alguns, mas está reclamação mostra claramente a insatisfação dele com seu corpo, um drama um tanto quanto sutil.

Sua história começa mostrando o primeiro dia de aula dos personagens, na chegada deles ao ensino médio. Desta forma, somos apresentados à Nitori Shuichi, um garoto que quer ser uma garota, e Takatsuki Yoshino, uma garota que quer ser um garoto, a historia segue mostrando seus conflitos e o dia a dia, tratando questões sobre transexualidade, Identidade de gênero, orientação sexual, e o inicio da puberdade.

Apesar de tratar de temas densos, ela não é algo extremamente dramático. Tem seus momentos, que conseguem ser dramáticos, a medida certa, mas em partes é um anime bem leve, conseguindo passar a sensação de um simples slice of life. Ainda mais ao clímax próximo ao final, onde há uma grande carga dramática, que retratam bem a discriminação e o bullying, além de, demonstrar uma desigualdade no que tange a aceitação social.
Elenco dos personagens principais

A animação no geral é mediana, com um traço simples e leve, que em minha opinião, casou muito bem com a obra, por ser um design um tanto único tanto quanto a proposta da obra, que mesmo tratando um tema mais denso que quase nunca é abordado em animes, ainda tem uma leveza.

Sobre o roteiro, ele é um dos maiores pontos neste anime, pois todo o desenvolvimento e o decorrer da historia foi feito de uma maneira bem natural, não há exageros em seu enredo, mas mesmo assim, ela peca no que tange ao desenvolvimento de personagens.

Não que ele não tenha, mas se foca somente em certos personagens do elenco principal, ou seja, há personagens do próprio elenco principal que não possuem desenvolvimento.

Entendo que desenvolver todos de forma satisfatória em 11 episódios é algo mais complicado de se fazer, mas o elenco não é tão grande. O desenvolvimento e a trama centro gira em torno de 3 personagens( no caso Takatsuki, Nitori e Chiba), e somente eles são trabalhados.

No fim há citações de acontecimentos com os personagens no passado, mas não tem um trabalho encima disto, somente algo jogado ao público. Enfim, apesar disto não é uma obra ruim, pelo contrário, ela é boa, mas vale citar isto.

Prosseguindo, ela é uma obra idealista, mas ao mesmo tempo, possui partes da realidade bem presente. O ápice da obra é perto do final, a onde algumas ideias são quebradas, e voltam para a realidade, nua e crua. Ela possui um bom desfecho, concluindo boa parte do que foi apresentado.

O anime é uma adaptação do mangá de mesmo nome, criado por Takako Shimura, criadora de Aoi Hana. Ele conta com 11 episódios, produzidos pelo estudio AIC Classic, o qual só foi responsável por dois animes além deste. Hourou é dirigido por Aoki Ei, mesmo diretor de Aldnoah.Zero e Fate/Zero.

O anime tem os gêneros de: Slice of Life, Drama, Romance. Possui atualmente a nota de (7.80) no MAL, e seu mangá, a nota de (8.40)
Do lado esquerdo, temos Takatsuki, e do lado direito, Nitori
Concluindo, se possui interesse em ver um dos, senão o único a anime que trata o tema da transexualidade, com uma boa historia, e boas dosagens de drama, recomendo Hourou Musuko.

Nota Anotação Valor
Roteiro Roteiro bem trabalhado e desenvolvido, considero merecido esta nota 9
Direção Boa direção, fez bem seu trabalho 8
Animação
7,5
Trilha Sonora Calma e tranquila, mas presente, boa trilha e bem colocada 8
Entretenimento
9
Nota final
8,5

Nota do Moderador: Se for comentar, para evitar FLOOD faça apenas um comentário na grande central. 
Próximo
« Post Anterior
Anterior
Próximo »