O A.D - Um Jogo De Estratégia Com Pegada de Age of Empires



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Créditos totais a Sirlene de Moraes, antiga administradora do Anime 4Term, que foi quem escreveu esta analise.

Gráficos leves, boa jogabilidade e totalmente de graça

Introdução

Hoje eu trago a vocês leitores uma análise de um jogo ainda em fase de teste (ele esta há uns trocentos anos em alpha ashuashuahsua) que me agradou consideravelmente bem. 

Normalmente eu costumo fazer review de animes, mas achei que valia a pena fazer uma pequena análise de  0 A.D por ser um produto gratuito e desenvolvido totalmente em código aberto (o código fonte pode ser acessado por programadores e sofrer alterações por pessoas interessadas em ajudar em seu desenvolvimento, atualmente mais de 100 programadores colaboraram com o conteúdo do jogo).

Ele é um jogo do gênero estratégia em tempo real (RTS) criado pela Wildfire Game, baseado em um Mod de Age of Empires II. Inclusive ele ainda tem umas dinâmicas semelhantes com a franquia da Microsoft (apesar do que tem uns "empréstimos" como o sistema de "hérois" que advêm obviamente do Age of Mithology ).

Na tela inicial você tem um aviso que o jogo esta em desenvolvimento, então muitos recursos ainda poderão estar indisponíveis ou em fase de testes e o jogador estará sujeito a bugs (Por não ser um Beta ou versão final, o jogador deve ser sensato e relevar bastante qualquer problema com a programação).
Por ser uma versão de desenvolvimento a Wildfire te notifica que o jogador poderá encontrar alguns bugs e recursos ausentes
Como a maioria dos RTS, 0 A.D apresenta os modos Singleplayer e Multiplayer. No menu "Aprenda a Jogar" o usuário tem acesso ao Manual do jogo, Árvore de Estruturas (construções e tecnologias) e História. Eu recomendo aos jogadores de primeira viagem darem uma olhadinha em História, porque nesta opção você obtêm informações importantes como bônus, tecnologias e estruturas especiais de cada uma das civilizações presentes no titulo.

Atualmente o jogo já tem uma boa diversidade de povos, contando com 12 civilizações: Atenienses, Bretões, Cartaginenses, Espartanos, Gauleses, Ibéricos, Macedônios, Máurias, Persas, Ptolemaico,  Romanos e Selêucidas (Ptolemaico e Selêucidas são civilizações pôs macedônicas advindas da divisão do império de Alexandre Magno entre seus generais).
Antes de começar a jogar de forma aleatória recomendo lerem os atributos de cada civilização
Na opção ferramentas e opções o usuário pode mexer nas configurações gráficas do jogo da forma que quiser, assim como habilitar e desabilitar algum mod baixado da comunidade. Além disso, neste menu que você encontra o editor de cenário e pode tentar criar mapas a vontade. No entanto caso queiram fazer isto, peço que carreguem o editor fora do jogo (o próprio jogo te recomenda abrir este recurso em uma janela separada). Eu foi tentar abrir pela janela do jogo (apenas para experimentação) e realmente deu erro na execução do programa. Dito isto, vamos ao que interessa.

Singleplayer

O Singleplayer de 0 A.D infelizmente ainda não conta com o modo Campanha (que é basicamente a história do jogo), mas esta com a configuração de partidas disponível. Este modo já possui uma boa variedade de mapas com diversos tipos de ambientes, desde oásis a arquipélagos. Eles são dividos em 2 tipos: Escaramuça e Cenário. Em Escaramuça as partidas são personalizáveis, você escolhe a civilização ou deixa em aleatório (neste caso a IA escolhe uma civilização para você). Em Cenário as partidas já são disputas históricas reais e as civilizações são pré selecionadas.
As partidas personalizáveis já possui uma boa quantidade de mapas
Na configuração da IA o usuário pode escolher a dificuldade da partida que vai de sandbox (tutorial pra iniciantes) a muito dificil. Dependendo da dificuldade selecionada a IA tem bônus/penalidade sobre comércio de 0.5% a 1.6%. Entre linhas: Isso significa que a IA tem vantagens econômicas sobre o jogador, então obviamente ela vai construir e expandir mais rápido e se o usuário não tomar os devidos cuidados, ser obliterado.

Isto acrescenta um salzinho a mais nas partidas. Eu gostei bastante por não tornar o jogo tão fácil, afinal não tem graça você vencer sem quebrar um pouco a cabeça. Sobre a IA , ela é bem inteligente (Tem AI que é muito burra). Nos níveis médio e dificil ela constrói e se organiza bem rápido. Além disso ela é agressiva e te ataca sem dó. Um dos poucos problemas com ela é encontrado em mapas navais. Por algum motivo, Petra (o bot do jogo)  pode acabar bugando em  batalhas navais, não sabendo lutar com a marinha, o que pode tornar a vitória do usuário mais fácil neste tipo de mapa.

Um dos diferenciais do jogo é as unidades militares poderem coletar recursos, coisa que não havia visto em outros RTS até então. O que faz valer a pena você criar mais unidades militares desde o inicio do que cidadãos. Mas não estou dizendo para focarem só no militar, porque o desenvolvimento econômico é essencial. O jogo tem sistema de comércio e diplomacia (com mapas com mais de 2 civilizações), o que te garante mais recursos para sua expansão.
Uma das coisas que gostei do jogo é os soldados poderem construir e coletar recursos :V

Os recursos do jogo são parecido com o jogo da Microsoft: Alimentos, Madeira, Rocha e Metal. A fonte destes recursos é bem distribuída nos mapas. A quantidade inicial que você recebe de cada um deles pode ser configurável para baixa, média e alta. Como padrão as partidas já vem pré configuradas em dificuldade média com recursos baixos.

Outra coisa que achei legal é as unidades também lutarem em formação. É uma coisa boba presente em jogos como Total War, mas acho que não existia em Age of Empires e Mithology.

Falando nos jogos da Microssoft, o jogo herdou muita coisa da franquia Age. Existe a vantagem de mapas marítimos que te fornecem mais recursos na coleta de alimentos, a criação de hérois que fornecem bônus a sua civilização, a pesquisa das eras que necessitam de um tanto de estruturas e recursos para serem destravadas, sistema de comércio com troca de recursos, etc.

O seu diferencial é a pegada histórica com cada civilização tendo características próprias com as construções levando os respectivos nomes que recebiam em sua cultura. Além disso, cada uma delas recebe estruturas especiais.

Gráficos & Trilha Sonora

Os gráficos do jogo não são tão sofisticado e mais realístico como os atuais. Eles são baseados na engine de Age of Empires e Mithology. No entanto isto não é demérito já que a equipe do jogo fez um bom trabalho no detalhamento das construções em cada civilização e no ambiente dos mapas. A vegetação e a água ficaram muito bem feitas. Para um jogo com gráficos antigos e totalmente gratuito é um produto bonito. Mas acima de tudo, o jogo é super leve, não chega a pesar nem um giga, o que me deixou feliz já que meu PC é uma jaca do século passado e minha internet uma tartaruga.
Os gráfico não são de última geração, mas o trabalho ficou bem feito, principalmente com a vegetação e a água
A trilha sonora não é nada demais, mas é competente. As osts apresentam bem a atmosfera do jogo e variam de acordo com a civilização. No entanto acaba entrando na problemática de Age, enjoam com o tempo.

Multiplayer

O modo multiplayer de 0 A.D não conta com servidores próprios da Wildfire, mas com um sistema de hospedagem P2P. Entre linhas, um dos jogadores acaba servindo tanto como cliente e o servidor do jogo , hosteando-o para os demais. Isto possibilita a criação de salas com partida privadas entre amigos.

Sendo assim, no menu multiplayer você encontra as opções de hospedar uma partida ou entrar em uma partida hospedada por outro jogador. Além da opção de entrar no lobby do jogo (Salão Multiplayer) onde o usuário pode visualizar os jogadores online, se determinado  jogador esta disponível ou ocupado, sua classificação, assim como as partidas em aberto (na qual você pode entrar) ou em execução ( que você pode observar).
Mesmo em Alpha o jogo tem um bom número de jogadores, o que possibilita você encontrar facilmente alguma partida para participar
No entanto, como de praxe o usuário precisa se registrar, o que não demora nem um minuto já que o registro é feito dentro do próprio jogo, sendo necessário apenas a posse de um e-mail e a criação de um nickname da sua escolha.

E tudo seria uma maravilha se não tivesse problemas. Um dos problemas é os recorrentes legs  para quem tem uma internet lesma (ping muito alto), sendo recomendável que tenham pelo menos uma banda larga descente ( o que não é o meu caso). Mas o mais chato é ter que configurar corretamente a porta UDP 20595 e ver se o jogo esta nas exerções do antivírus, caso o contrário não vai conseguir hostear o jogo para os coleguinhas porque a porta de entrada estará barrada.

Dito isto, a mecânica no multiplayer não difere muito do singleplayer. O usuário cria a sala de partida, escolhe o tipo de mapa, dificuldade e se vai ter mecânicas de equipe ou não. Na mecânica em equipe se um jogadores do seu grupo vencer, você e os demais também ganham. Mas o jogo também possui um modo de conquista no  qual seus aliados também acabam se tornando seus inimigos já que apenas um jogador pode vencer.

Além disso você pode jogar com o mapa descoberto, no qual os jogadores tem a visão de todo o mapa ( e seus inimigos) ou explorado, no qual o jogador apenas ver aquilo o qual explora com suas unidades e não tem visão inicial de onde se encontra seus inimigos (este é o mais aplicado, obvio).
Logo no começo eu recomendo usar algumas unidades para explorar o mapa e descobrir onde estão seus inimigos (mas este é meu estilo de jogo)
Uma coisa que achei legal na diplomacia e sistema de comercio é que além de você fazer trocas necessárias com seus aliados e declararem guerra em conjunto,  aliados podem ver o território, recursos e população um do outro através da pesquisa de cartografia.

Agora uma coisa que eu achei chata é o fato que o criador da partida que tem a escolha das civilizações. Em mapas que já vem configurados com determinadas civilizações ou nos quais as civilizações são escolhidas pelo criador, de acordo com a entrada do jogadores na sala, eles ocupam um dos slot. Mas apenas o jogador que hospeda a partida pode trocar a civilização dos demais jogadores se estes ficarem insatisfeitos ou preferirem determinada civilização em relação a outra.

Editor de Mapas

O editor de mapas de 0 A.D é bem competente e tem muitos recursos para o usuário criar qualquer tipo de mapa a sua vontade. Como eu não tenho criatividade nenhuma e não sou uma perita em criação de mapas, apenas brinquei um pouco com ele ( fazendo verdadeiros cocôs ashuahsuahsuashua).

O programa basicamente disponibiliza vários tipos de textura para diversos tipos de ambiente (que vão de vegetação tipicamente polar a desértica), textura de água (mais rasa e cristalina, profunda, etc) e objetos que você adiciona ao ambiente que vai de construções ( ruínas, torres de observação abandonadas, etc) e recursos (metal, madeira e rochas) a animais (como galinha, urso, lobos, etc).

O usuário também pode tornar declives mais graves, criando cadeias de montanha apenas ativando esta opção de declividade no menu. 
Esta sou eu brincando um pouquinho com o editor de mapas de 0 A.D
Além disso o usuário também pode determinar quantos jogadores o mapa receberá ( que vai de 2 a 8) e o tanto de alimento disponível para cada um na região deles. É realmente algo bem feito e divertido para quem gosta de criar mapas personalizados para jogar com os amigos.

Trailer do Alpha Ulysses 21, atualização mais recente do jogo.


Link para baixar o jogo no site oficial da Wildfire Game


Jogabilidade9,0Recurso e dinâmicas interessantes, IA inteligente. Se não fosse os bugs e o jogo crashar fácil poderia ser melhor
História???Recurso não disponível para ser avaliado no momento
Multiplayer8,0Se não fosse o leg e problemas de conexão seria ótimo
Gráficos9,0A engine é parecida da franquia Age of da Microsoft. Os gráficos são antigos, mas é um trabalho bem feito e acabado.
Nota Final8,6Para um jogo em fase Alpha e gratuito esta bem polido.

Agradecimentos:

Agradeço ao nosso gamer refugiado , Chinami, que me indicou o jogo. Ele foi uma experiencia gratificante.

Agradeço ao nobre Satori, por me ajudar na análise dos recursos do jogo.

Nota do Moderador: Se for comentar, para evitar FLOOD faça apenas um comentário na grande central. 




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