Occultic;Nine - Um Anime de Mistério Que Une Ciência com o Oculto


Um anime do roteirista de Steins;Gate e que decepciona seu antecessor

Sinopse: A história do anime segue 9 indivíduos que não possuem nada em comum, mas são de alguma forma ligados ao blog Kirikiri Basara focado no oculto gerenciado por Yuta Gamon. Pequenos eventos que ocorrem ao redor deles acabam levando este grupo de pessoas a um evento maior e inimaginável que pode alterar o que conhecemos como senso comum no mundo.

Impressões

Ocultic;Nine indiscutivelmente é um anime que possui uma proposta interessante por unir o sobrenatural com ciência em um enredo de suspense com mistério, mas que eu não recomendaria para outra pessoa sem fazer várias ressalvas.

Um dos problemas mais recorrentes da obra é o exerço de informação que é apresentado ao público de forma exaustiva em diálogos longos. Se isto já não fosse cansativo, na maioria dos casos também é atrelado conteúdo aleatório e sem relevância.

Este conteúdo é gerado na maior parte do tempo pelo protagonista que deveria ser carismático por ser um pouco excêntrico, mas causa o efeito oposto. Ele parece uma maritaca ambulante. Não para de metralhar o telespectador e esboçar algumas reações exageradas por praticamente metade da obra, até em situações que deveriam ser 100% sérias.

E aqui infelizmente caímos em mais um dos problemas de Occultic;Nine. A maioria dos personagens da obra não geram carisma algum. Suas personalidades são muito secas e frias, como o caso do Sarai ou exageradas e excêntricas demais, como o caso da Ryouka.

Mas percebam que a personalidade dos personagens não seria um problema tão grande se tivesse ocorrido um bom desenvolvimento do elenco. No entanto eles permanecem praticamente sem o efeito de alguma mudança ou trabalho mais aprofundado encima de seus aspectos psicológicos durante o decorrer de quase toda obra.
Aquele fecho de personagens com desenvolvimento  nenhum :V
Um dos poucos personagens que tiveram um pequeno desenvolvimento foi o protagonista, mas isto acontece praticamente de forma apressada durante os últimos episódios do show.

O tempo que poderia ser gasto com o desenvolvimento dos personagens é gasto de forma desnecessária com subtramas que possuíam informações de certa forma relevantes, mas que poderiam ser adicionadas a trama principal de forma mais direta.

Um exemplo disso é o drama de Aria com seu irmão morto que agrega valor nenhum ao plot principal. A única informação relevante encontrado com os atores dessa novela mexicana estava com Shinigami (sobre o tempo) e foi adquirido pelo detective Moritsuka na reta final.

Além disso, a trama com o garoto albino e a mangaká é praticamente esquecida.Que relação estes dois personagens tinham com a organização apresentada no enredo e a real intenção deles fica um mistério até o fim.

E novamente entramos em outro problema do anime: Ele tem várias coisas que ficam sem explicação no meio da história. Uma obra de mistério realmente precisa levantar muitas questões, mas todas devem serem respondidas e de forma coerente durante o desenvolvimento da trama e o seu desfecho.

Sendo assim, o mérito do anime realmente esta em explicar os eventos sobrenaturais que ocorrem em seu enredo sobre uma perspectiva cientifica, que é até bem plausivel quando vamos analisar a teoria ficcional com os conhecimentos que possuímos de física moderna, principalmente a quântica.

Mas todas as explicações apresentadas são fornecidas de forma muito abrupta e as mais relevantes praticamente nos momentos finais (e uma encima da outra), o que não dá tempo para o espectador ir digerindo de forma satisfatória cada uma delas.

E o problema das personagens também se resolve de forma muito anti-climática no final. Não há realmente um antagonista (pessoa ou situação muito adversa) que dificulte a resolução do caso.
As conveniências do roteirista com o Super Gamon :V
Todos os bloqueios e dificuldades são facilmente ultrapassados pelo poder da conveniência do roteirista encima do Gamon. Porque meus caros amigos ele é revelado como uma singularidade, um ser especial que atrai tudo para ele, é só ele desejar (imaginação ou lei da atração? Eis a questão). Além disso, tudo magicamente comina para ele não falhar na missão dele, isto é bom né? (só que não).

Agora falando da parte técnica. A animação de Occultic;Nine é boa. Os quadros são bem fluidos e consistente na maior parte do tempo. O design dos personagens é mais simples, mas isto não é ruim. A coloração é um pouco mais seca, fria e menos viva, com predominância de cores mais escuras, principalmente no background.

A trilha sonora cumpre com o seu papel, sendo bem administrada. A Opening e a Ending não decepcionam, são bem animadas. Os quadros são bem sincronizados com a ost cantada. Adoro como a OP é adequada para receber a prévia.

Concluindo, Ocultic;Nine tem uma proposta realmente interessante, mas peca bastante em seu desenvolvimento, deixa vários furos no meio da trama e os personagens são totalmente esquecíveis. Não recomendo o anime, ele é bem mediano, mas não é tão horrível como muitos pintam.
Notas
Roteiro
6,0
Direção
6,0
Animação
8,5
Trilha Sonora
7,5
Entretenimento
7,0
Nota Final
7,4

Nota do Moderador: Se for comentar, para evitar FLOOD faça apenas um comentário na grande central. 


Próximo
« Post Anterior
Anterior
Próximo »