Ib - Um Jogo Macabro no Estilo Fodástico



Ib é um jogo Puzzle em 2D com elementos de Terror e Fantasia desenvolvido por Kouri usando o RPG Maker 2000, lançado em Fevereiro de 2012.

Seguindo para o enredo:

Ib é uma menina de 9 anos que está indo visitar uma galeria de artes junto de seus pais. Depois de olhar uma pintura grande na galeria a luz oscila e todo mundo na galeria some seguido de coisas estranhas acontecendo na medida que você anda procurando alguém até que encontra uma pintura de um peixe no chão e mergulha nela, entrando assim no mundo macabro do jogo.

Analise de Enredo:

O enredo é muito intrigante e interessante com bastante plot e é desenvolvido de forma muito surpreendente no meio da gameplay. Suas decisões no decorrer da historia interferem no final do jogo sendo eles praticamente 10 finais diferentes que são mostrados de acordo com suas escolhas.

Os personagens são muito bons e são convincentes na obra e vamos falar um pouco dos protagonistas:


Ib

Uma garotinha de 9 anos e bastante calada, ela parece ser bem tímida e as falas dela, que são muito poucas, são escolhidas pelo jogador e aparentemente ela não se abala com o universo macabro do game permanecendo calma e ficando sempre com uma expressão um tanto "vazia" mas, mesmo com essa impressão sobre ela, fica nítido que ela respeita e gosta muito de Garry fora que ela se preocupa com ele como se fosse parte da família.




_________________________________________________________________________________

Garry

Um homem de aparentemente 20 anos(na minha opinião heheh) que aparece na galeria e é salvo mais tarde por Ib e passa a acompanha-la até o fim do jogo. Ele é um homem alto tendo praticamente o dobro do tamanho de Ib e seu cabelo parece ser uma rosa de cabeça pra baixo se observar bem e seus diálogos e modos de falar mostram que ele é um homem que se preocupa bastante com Ib e tenta proteger ela de todas as atrocidades desse universo macabro. Por acaso ele é o personagem preferido da maioria por conta da sua performance em meio a história.


_________________________________________________________________________________

Mary

Uma menina de aparência semelhante ao de Ib no quesito idade, ela é um tanto infantil e de inicio aparenta ser uma companheira fiel mas que esconde um enorme mistério que é descoberto quase no final do jogo de uma forma perturbadora. Mary gosta bastante de Ib e aparentemente tem uma antipatia e um certo ciume de Garry logo na sua primeira aparição no jogo, caso você seja curioso e procure mais a fundo na historia do jogo você poderá aprender mais coisas sobre Mary e já lhes digo pensem duas vezes antes de julgar essa personagem.



Analise de Gameplay:

O jogo segue da maneira comum entre jogos Puzzles, você entra em uma área que tem algum desafio e, se caso for cumprido, passará de fase onde terá outro puzzle pra ser resolvido e todos eles são bem simples e alguns até óbvios mas mesmo assim conseguem ser um tanto desafiadores por conta de uns deixarem o jogador nervoso ao ponto entrar em um estado de panico internamente, lembrando que, dependendo do Puzzle que você acabar morrendo com o personagem, o jogo continuará com esse mesmo personagem morto e seguirá para um dos finais ruins do jogo então em certos casos morrer não causará Game Over.

O sistema de HP(Hearth Points ou Pontos de Vida) se baseia na Rosa que os personagens carregam com pequenas diferenças na quantidade de vidas que seriam as pétalas de rosas e se caso você perder HP poderá recupera-los em vasos de água espalhados pelo mapa. O jogo pode ser salvo em livros que se encontram em locais variados do mapa assim como os vasos e se caso você morrer, voltará para a tela de menu onde você terá que ou começar o jogo de novo ou voltar do ultimo ponto de save então salvar o jogo é essencial ainda mais numa primeira jogada como em todo jogo hehehe.

Os inimigos do jogo são bem incomuns mas você os conhece desde o inicio do jogo pois os inimigos são as obras de arte do museu que ganham vida e tentam te cercar para pegar todas as pétalas de sua rosa e esses inimigos podem variar de: Manequins, Quadros, Estátuas e Bonecas fora que certos Puzzles se você responder errado também causa dano.
       
Em uma primeira jogatina pode se levar de 4 a 5 horas de gameplay unicamente pelo tempo de se resolver os puzzles e numa segunda ou terceira jogada esse tempo cai pela metade ou até menos dependendo do seu desempenho.

Analise de Trilha Sonora:

Esse é, na minha opinião, um dos pontos mais fortes desse jogo com uma trilha sonora quase perfeita e de tocar o coração do jogador da musica do menu ao final do jogo são 100% perfeitas e caem muito bem com a situação onde foram colocadas. Existe uma playlist completa no Youtube com essas OSTs é só pesquisar e se emocionar com essa trilha sonora.

Considerações Finais:

Ib é, para os amantes de Puzzle, um jogo obrigatório e para os amantes de enredo eu recomendo também. Esse jogo mesmo sendo horrível em termos de gráfico por ser um jogo 2D conseguiu ser muito promissor e extremamente bom de se jogar deixando o jogador, mesmo depois de ter zerado, com curiosidade de ver os outros finais e também o game tem muito espaço para teorias já que o criador sequer tem informações vazadas.

O jogo é praticamente perfeito mesmo sendo curtinho e eu super recomendo a todos que tiverem interesse em jogar.






Você acha mesmo que vou colocar a tabela de notas aqui? É 10 esse jogo não tem mais o que falar.
Próximo
« Post Anterior
Anterior
Próximo »